Letárgico, Sport é goleado pelo Bahia por 4 a 0 em Pituaçu

Sport é goleado por 4 a 0 pelo Bahia – Foto: Reprodução/Twitter/EC Bahia

Irreconhecível, o Sport foi presa fácil para um Bahia disposto em Pituaçu, que amassou o Leão e goleou pelo placar de 4 a 0, em partida realizada na tarde deste domingo (20), pela quarta rodada da Copa do Nordeste. Os gols foram marcados por Patrick de Lucca, Gabriel Novaes (duas vezes) e Rodriguinho. O resultado leva o Bahia para a primeira colocação no grupo A, com sete pontos, enquanto o Leão amarga a lanterna do grupo B, com dois pontos.

O primeiro tempo começou aberto, com as equipes tendo espaço para trabalhar a construção das jogadas. No entanto, foi o Bahia que chegou primeiro no ataque. Aos 8 minutos, após escanteio cobrado, a bola sobrou rebatida para Rodriguinho, que emendou um chute colocado, mas parou na boa defesa de Carlos Eduardo.

O Sport passou a encontrar dificuldade para encaixar a marcação. Muitos espaços foram surgindo entre os volantes e especialmente nas costas de Júnior Tavares, proporcionando várias investidas de Nino Paraíba pelo lado direito tricolor. Curiosamente, o setor mais reforçado do Leão, com três volantes, não realizou cobertura para os laterais e não acompanhava as subidas do ataque tricolor, empurrando a linha defensiva rubro-negra para trás.

Aos 16 minutos, após troca de passe sem incômodo do Bahia, Gilberto recebeu na meia-lua, fez o pivô e Rodriguinho chegou batendo firme, mas a bola passou por cima do gol.

Aos 22, uma sequência de lances de perigo do Bahia foi o prenúncio do primeiro gol tricolor. Edson teve espaço para chutar forte de fora e acertou a trave. No rebote, a bola sobrou para Patrick, que também arriscou de fora da área, com Carlos Eduardo praticando boa defesa. Ainda na mesma jogada, na sequência, a bola foi cruzada para a pequena área e Iago Maidana quase marcou contra.

Aos 26, o Sport conseguiu chegar com perigo. Ewerthon tabelou com Gustavo e emendou chute de primeira, mas a bola passou por cima do gol de Douglas.

Na sequência, aos 27, o Bahia voltou a trabalhar das laterais para o meio, tocando a bola. Assim, o meia Patrick se encontrou livre de marcação e chutou forte, de fora da área e acertou o ângulo esquerdo de Carlos Eduardo, marcando um golaço em Pituaçu e abrindo o placar para o Bahia.

O Bahia seguia com o controle da posse de bola, mas baixou a velocidade na pressão após o gol. Com isso, alguns espaços surgiram para o Sport, mas não eram aproveitados, devido a erros de passe e tentativas equivocadas de jogada individual, especialmente com Betinho e Dalberto.

Apenas aos 37 minutos, o Sport voltou a levar perigo ao gol tricolor. Após cobrança de falta de Júnior Tavares, o zagueiro Iago Maidana cabeceou firme, obrigando Douglas a fazer boa defesa.

No entanto, o bom momento não foi aproveitado novamente. No lance seguinte, Júnior Tavares errou passe simples na saída de bola e acabou deixando nos pés de Nino Paraíba, que cruzou com caprcho para a pequena área. Gabriel Novaes cabeceou e Carlos Eduardo fez ótima defesa.

Aos 45, o Sport voltou a levar perigo, dessa vez na melhor chance rubro-negra no primeiro tempo. Gustavo recebeu pela esquerda e fez ótimo cruzamento para a pequena área. O centroavante Mikael cabeceou firme, mas em cima do goleiro Douglas, que espalmou no reflexo.

Aos 48, pouco antes de acabar o primeiro tempo, o Bahia aproveitou mais uma vez o espaço nas costas do lateral Júnior Tavares. Nino Paraíba recebeu em profundidade e cruzou para a pequena área. Gilberto teve o chute bloqueado e no rebote, Gabriel Novaes apenas desviou para dentro do gol, ampliando o placar para o tricolor.

Para o segundo tempo, o técnico Jair Ventura sacou o volante Ricardinho e estreou o camisa 10 Jonas Toró. Nos poucos momentos do início do segundo tempo, Toró já se mostrou capaz de oferecer ideias diferentes ao pobre futebol praticado pelo Leão em Pituaçu.

As poucas chegadas do Bahia nos primeiros 15 minutos, expôs os mesmos problemas de marcação do Sport. Com poucos passes, o Bahia abria o meio-campo do Sport e encontrava Gilberto ou Gabriel Novaes, fazendo o pivô na entrada da área e deixando para os meias arriscarem de fora da área.

O segundo tempo transformou a atuação ruim do Sport em algo vergonhoso. A falta de criatividade na criação e a manutenção de peças como Dalberto, além da facilidade e permissividade para deixar o Bahia trabalhar a bola entre as linhas de defesa e chutar de fora da área, escancaram o trágico momento esportivo do Sport em 2021, que parece não ter ideias de como sair do marasmo tático que vive.

O terceiro gol deixou a partida fria, com o Bahia apenas administrando o resultado e o Sport tentando se acertar defensivamente para não sofrer mais gols, mas ao mesmo tempo, sem criatividade suficiente para diminuir a diferença no resultado.

Aos 34, o Bahia chegou mais uma vez, sem precisar aumentar a velocidade. Após cruzamento da esquerda, Carlos Eduardo precisou sair para afastar, mas o rebote sobrou para Gabriel Novaes, que estava livre dentro da área e emendou um belo voleio, para confirmar a goleada tricolor em Pituaçu.

Após o terceiro gol, o Bahia diminui de vez o ritmo e apenas controlava o resultado, mas com o quarto gol, passou a economizar os titulares e realizou substituições em série, para colocar atletas que vem jogando com a equipe de transição.

A entrada dos garotos não impediu que as chances continuassem aparecendo para a equipe tricolor. Em poucos passes, os pontas do Bahia chegavam em boa condição para realizar cruzamentos ou chutes de fora da área.

Se faltava um choque de realidade ao Sport nesse início de ano, mesmo após a eliminação na Copa do Brasil e a sequência de jogos sem vencer contra adversários de nível inferior, esse chegou sem pedir licença e pode ser o início de uma nova crise no clube, que parece não estar disposto a procurar períodos pacíficos nos últimos anos.

Informações do Portal FolhaPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top