Tragédia ambiental: Vulcão entra em erupção na Indonésia e mata ao menos 11 alpinistas

Foto: Dasril Roszandi/Anadolu Agency via Getty Images

Neste fim de semana o vulcão mais ativo da Indonésia, Merapi, na ilha de Sumatra entrou em erupção, de acordo com autoridades locais, até o momento 11 alpinistas morreram e três foram encontrados com vida. Durante a erupção 75 escaladores, todos de nacionalidade indonésia estavam escalando o monte onde ocorreu a erupção.

De acordo com Abdul Malik, chefe dos socorristas dos 75, 49 foram resgatados entre a noite de domingo e a manhã desta segunda, 26 pessoas ainda não foram retiradas. As operações de resgate precisaram ser interrompidas algumas vezes por conta de pequenas novas erupções, ao total foram contabilizadas oito atividades vulcânicas.

Em registros nas redes sociais feitos por moradores é possível ver uma cortina de fumaça da atividade vulcânica que no domingo lancou uma nuvem de cinzas a 3 mil metros acima da cratera. A erupção durou cerca de quatrto minutos e 41 segundos, tendo início as 14h54 do horário local (4h54, no horário de Brasília).

O vulcão Merapi se encontra no nível de alerta 3 em uma escala de quatro. Equipes de resgate seguem à procura de outros 12 desaparecidos em meio à atividade vulcânica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top