Lançado em Caruaru “Juntos Pela Segurança 2.0” e radares vão autuar quem avançar sinal vermelho

Foto: Edvaldo Magalhães/Rádio Liberdade

Com objetivo de reduzir o índice de acidentes e preservar vidas, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transporte de Caruaru (AMTTC), está implantando equipamentos de fiscalização eletrônica para fins estatísticos e educativos no que diz respeito à velocidade das vias, com foco na redução de acidentes com vítimas, principalmente fatais. O anúncio foi feito, na manhã desta segunda-feira (21), na reunião do “Juntos Pela Segurança 2.0”, na sala de monitoramento da prefeitura. A medida tem previsão de início na Semana Nacional de Trânsito, que acontece no mês de setembro.

Os controladores eletrônicos de velocidade terão como foco principal manter os limites de velocidades nas vias de forma educativa, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no seu artigo 61. Ao todo, são 18 pontos espalhados pela cidade, que também serão utilizados pelas forças de segurança para monitoramento das ruas. Já o motorista que avançar o sinal vermelho e parar na faixa de pedestre será autuado pelo equipamento.

Arte-educadores já estão nas ruas da cidade mostrando aos condutores e pedestres a importância de um trânsito seguro, respeitando a velocidade e as leis do CTB. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, entre 2021 e 2022, 99 pessoas perderam a vida, em sua maioria pelo desrespeito às leis de trânsito e às placas de sinalização, além do excesso de velocidade.

“Nossa ação educativa será por tempo indeterminado, então tudo vai depender dos índices, que serão avaliados dentro das reuniões do Juntos pela Segurança 2.0. O nosso propósito é, em dez anos, diminuir em 50% o número de sinistros de trânsito em Caruaru, gerando mais segurança, respeito à vida e, acima de tudo, educando nossos condutores, com objetivo de melhorar o trânsito. Nossa intenção será sempre salvar vidas e ter um trânsito exemplar, igual acontece em cidades como João Pessoa e Brasília”, ressaltou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

“Nossa campanha está alinhada com as abordagens dos Conceitos de Visão Zero e Sistema Seguro, cuja premissa básica é que o erro humano é inevitável, mas as mortes e os ferimentos graves no trânsito podem ser evitados. Esse é o objetivo da gestão e nós contamos com uma força-tarefa que compete, também, ao cidadão: respeitar as leis de trânsito e os limites de velocidade”, declarou o presidente da AMTTC, Coronel Edson Nóbrega.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top