Ministério da Saúde anuncia ampliação de recursos para Secretarias municipais e estaduais

O Ministério da Saúde anunciou, nessa quinta-feira (27), um reajuste nos recursos destinados ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O valor passa de R$ 7,2 milhões para R$ 10 milhões. A última atualização foi realizada em 2017.

Foto: Julia Prado/MS

Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Além do reajuste, durante a 7° Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIP), novos municípios foram habilitados para o programa Qualifar-SUS, voltado para a assistência farmacêutica.

No âmbito da oncologia, a proposta pactuada com municípios e estados foi a de flexibilização dos processos de habilitação de alta complexidade em macrorregiões. Com a nova ideia, pacientes poderão realizar o tratamento no local mais próximo de sua residência, além de reduzir a fila de espera. Os critérios de incentivo para o Programa de Transplantes também estavam entre os assuntos tratados na reunião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top