Morre em Caruaru, aos 81 anos, Dona Zefinha Parteira

Dona Zefinha Parteira – Foto: Elvis Edson

Morreu neste domingo (20), aos 81 anos, Dona Zefinha Parteira, recentemente eleita Patrimônio Vivo de Caruaru. A sua vida foi dedicada a cuidar das gestantes, dando totó apoio necessário.

Dona Zefinha fez mais de 2 mil partos e estava sempre ativa na luta por uma sociedade mais justa. Ela foi presidente da Associação de Parteiras Tradicionais de Caruaru e fez parte dos Conselhos Municipais de Saúde, da Mulher e do Idoso.

Zefinha Parteira faleceu após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O sepultamento será nesta segunda-feira (21), às 16h, no Cemitério de Itaúna, zona rural do município.

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, e o presidente da Fundação de Cultura, Rubens Júnior, divulgaram notas de pesar.

NOTA DE PESAR

Recebi uma triste notícia, neste domingo. Dona Zefinha Parteira nos deixou. Ela, que foi recentemente eleita Patrimônio Vivo de Caruaru, e que teve sua vida dedicada a cuidar das gestantes, dando todo apoio necessário em um momento tão especial na vida de uma mulher, que é a chegada de um filho. Por suas mãos, mais de 2 mil crianças nasceram. Sempre ativa na luta por uma sociedade mais justa, fez parte de conselhos e foi uma forte representante das parteiras. Aos familiares e amigos, o meu fraterno abraço.

Raquel Lyra
Prefeita de Caruaru

NOTA DE PESAR

A Fundação de Cultura de Caruaru recebe, com muita tristeza, a notícia do falecimento de Zefinha Parteira, uma das eleitas no III Edital do Registro do Patrimônio Vivo do município.

Zefinha Parteira exerceu o trabalho por mais de quatro décadas, trazendo ao mundo mais de 2 mil crianças com seus saberes, sendo a definição mais orgânica da cultura popular e tradicional. Ainda estava em atividade, formando novas parteiras.

Representou a categoria também nos conselhos municipais de Saúde, da Mulher e do Idoso. Foi presidente da Associação de Parteiras Tradicionais de Caruaru.

Toda a equipe da Fundação de Cultura sente, profundamente, a partida da importante representação da cultura popular. Aos amigos e familiares, nossos sinceros sentimentos.

Rubens Júnior
Presidente da FCC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top