Em duas semanas, Pernambuco registra aumento de 157% nas mortes por covid-19

Secretário de Saúde, André Longo

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, detalhou em coletiva nesta terça-feira (08) o cenário epidemiológico do estado, que continua com forte aceleração da variante Ômicron. De acordo com análise da Secretaria Estadual de Saúde, a aceleração é vista, especialmente, no aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), que interrompeu uma tendência de queda. Ao todo, foram 890 registros na última semana epidemiológica (31.01 a 05.02), o que representa um aumento de 6% na comparação com a semana anterior.
Na média das duas últimas semanas, 44% dos casos de Srag positivam para a covid-19 – um aumento de mais de 500% na comparação com a primeira semana de 2022, quando a positividade estava em 6%. Esse fato já tem impactado as solicitações de leitos de UTI, que permanecem em um patamar de mais de 650 pedidos por semana.
Além disso, os dados também influenciam na ocupação dos leitos, com mais de 900 pacientes internados nas vagas de terapia intensiva – mesmo patamar de julho do ano passado e 11% a mais do que 15 dias atrás. Esta aceleração ainda tem reflexo nos óbitos, que mesmo com dados preliminares, registraram na semana passada, 59 mortes pela covid-19, um aumento de 157% em duas semanas.
André Longo destacou a importância da vacinação completa durante a coletiva: “Entre os internados me rede pública, 83% não estavam totalmente imunizados. O que comprova a necessidade de estarmos em dia com todas as doses disponíveis. “As vacinas podem impedir que seu filho adoeça e tenha complicações. Leve seu filho para vacinar, faça esse gesto de amor a seu filho e leve-o para se vacinar, nesse momento em que estamos trazendo mais força para a vacinação infantil. Vacina sim!”, afirmou o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top