Beber refrigerante todo dia eleva risco de problemas de saúde em mulheres

Foto: Thinkstock

Um estudo de 20 anos de duração feito no programa Women’s Health Initiative, do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, indica que mulheres que bebem ao menos uma lata de refrigerantes e bebidas adocicadas por dia tem 85% mais chance de desenvolver doenças crônicas e câncer no fígado.

98.786 mulheres norte-americanas na pós-menopausa, com idades entre 50 e 79 anos foram analisadas e estudadas por cientistas ao longo de 20 anos. Durante a pesquisa, sete em casa 100 mulheres consumiam uma ou mais porções de bebidas açucaradas por dia, enquanto 13 a cada 100, tomavam bebidas adoçadas artificialmente. As mulheres que consumiam mais dessas bebidas tinham mais chance de serem diagnosticadas com câncer de fígado futuramente, além de 68% mais chances de morrer por doença hepática do que as mulheres que consumiam menos dessas bebidas.

Durante os 20 anos de estudo, 150 participantes morreram pelas condições causadas por doenças hepáticas, o que os pesquisadores entendem como um risco geral muito baixo. Por ser um estudo observacional, não é possível estabelecer uma causa e efeito, porém pesquisadores lembram que o consumo de bebidas adocicadas está diretamente associado a obesidade, ao acúmulo de gordura ao redor do fígado e ao aumento da glicose no sangue, três fatores de risco para o problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top