Festival de Cannes tem história de Pastora brasileira e Trans na lista de escolhidos

Foto: Renato Stockler/ Divulgação

O Festival de Cannes 2021 retoma o formato presencial em sua programação, após realizar uma edição totalmente online no ano passado, o Evento traz alguns representantes brasileiros e segue até o dia 17. O espaço dentro do festival funciona com uma vitrine, apresentando documentários “em gestação” para possíveis financiadores, agentes de vendas, programadores de festivais e outros parceiros de diversas partes do mundo. O objetivo das sessões é fechar negócios que possibilitem a realização das obras audiovisuais.

Um dos representantes brasileiros do Festival é o documentário “Deus é Mulher”, da pernambucana Barbara Cunha, ainda em processo de produção. Focado na trajetória de Alexya Salvador, primeira pastora trans da América Latina, o filme foi selecionado para o Docs in Progress. “Deus é Mulher” chega ao evento por indicação do Circle Doc Women Accelerator, laboratório voltado para projetos dirigidos por mulheres, no qual o filme foi desenvolvido.

A diretora pernambucana vem acompanhando o cotidiano de Alexya Salvador desde 2017. Elas se conheceram um ano antes, quando Barbara filmava a série documental “Borboletas e Sereias”, que aborda a identidade de gênero na infância. A incrível história de Alexa ressoou na mente da cineasta por muito tempo. “As pessoas ficam muito chocadas com todas as especificidades dessa biografia. Ela é mãe, esposa, pastora trans, professora e ainda a primeira mulher trans a adotar no Brasil. Parece até um personagem irreal, mas ao presenciar todo o processo a gente percebe como ela encara todas essas facetas de uma forma muito natural e humana”, pontua.

Apesar de exibir toda a pluralidade carregada pela personagem, o longa deve focar na sua vida religiosa. No ano passado, Alexya foi ordenada reverenda pela Igreja da Comunidade Metropolitana, fato inédito em toda a América Latina. Grande parte do filme já foi filmado e o processo de montagem deve ser iniciado nos próximos meses. A previsão de estreia inicial é no segundo semestre de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top